fbpx

DERMATOLOGIA CLÍNICA E ESTÉTICA

Ficou com alguma dúvida?

Entre em contato conosco, pois estaremos à disposição para atendê-los.

SUA SAÚDE IMPORTA E É A NOSSA PRIORIDADE!

Dermatologista o que faz? Quando devo procurar um?

Você sabe o que faz um dermatologista? Esta é a pergunta que responderemos ao longo deste artigo. A resposta é complexa, já que essa especialidade médica é a responsável por diagnosticar e tratar todo tipo de afecção que afeta o maior órgão do corpo humano, a pele, e seus anexos.

Para que serve a consulta com dermatologista?

A consulta com o dermatologista pode ter caráter preventivo ou tratativo. No primeiro caso, geralmente o atendimento visa orientar ao paciente sobre como cuidar melhor da saúde da sua pele, unhas e cabelos, prevenindo doenças ou mesmo complicações de quadros já presentes. 

Quando se trata de questões patológicas, o dermatologista irá realizar um estudo completo do caso, o que inclui uma anamnese completa, onde o médico irá realizar questionamentos em relação à queixa e ao estilo de vida do paciente, e um exame físico da pele. 

Quais as principais doenças de pele tratadas pelo dermatologista.

Ter uma pele bonita e saudável, cabelos brilhantes e unhas em perfeita forma é o desejo de várias pessoas. Por isso, é importante estar sempre atento e cuidar da saúde da pele, não só pela questão estética, mas também pelo bem-estar e saúde do corpo.

A pele é a primeira barreira em nosso corpo contra a ação dos agentes externos, como fungos, bactérias e efeitos do clima e é suscetível a muitos ataques e doenças. Por isso, é natural que ao longo da vida surjam algumas doenças de pele que devem ser tratadas.

Estas doenças podem ser mais simples ou mais complexas, mas sempre geram incômodo e desconforto e em alguns casos podem ser bastante severas e se não tratadas causam complicações.

Todas as condições que afetam a pele devem ser tratadas pelo dermatologista, que é o médico especialista em diagnosticar, avaliar e tratar as mais variadas doenças que acometem a pele, cabelos, unhas, pêlos e mucosas.

Conheça agora algumas das doenças de pele mais comuns e que valem uma visita ao seu dermatologista de confiança.

Acne

A acne é o terror de muitos adolescentes, mas é uma doença muito comum e pode atingir pessoas de várias idades em graus bastante variados.

Rosácea

A rosácea também faz parte das doenças de pele bastante comuns. Ela causa vermelhidão na pele, deixando a área afetada com uma textura mais grossa. Ela pode ser facilmente confundida com uma queimadura solar, mas é uma condição duradoura.

Impetigo

O impetigo é uma infecção bacteriana superficial na pele, muito comum na face e nas extremidades do corpo. A bactéria pode também se instalar em pequenas feridas e machucados.

A doença é mais comum em crianças e pessoas idosas, onde a bactéria aproveita momentos de baixa imunidade para se instalar. Ela se reproduz na pele, causando uma quadro mais grave com crostas e bolhas denominado impetigo bolhoso. As lesões vão se espalhando e se tornando cada vez maiores.

O impetigo é altamente contagioso e a manipulação pode causar uma contaminação de outras áreas. 

Melasma

O melasma é uma doença comum entre mulheres na faixa dos 20 a 50 anos, e é caracterizado pela presença de manchas escuras em várias partes do corpo, principalmente rosto, colo e braços.

Psoríase

A psoríase é outra doença relativamente comum, que tem uma ocorrência cíclica, aparecendo e sumindo periodicamente.

Micoses

As micoses são doenças de pele causadas pela infecção por fungos na pele, unhas e cabelos. A transpiração, umidade e o calor criam um ambiente que favorece a instalação e a multiplicação de fungos na pele e a instalação de uma infecção.

Dermatite atópica

Esta é uma doença genética que afeta comumente as crianças. É uma alergia cutânea que causa pele seca e erupções que coçam, com crostas e feridas.

Câncer de pele

O câncer de pele é um dos tipos de câncer de maior ocorrência no Brasil. Cerca de 90% dos casos estão associados à exposição solar sem proteção adequada, por isso tem muita incidência em países tropicais.

Esta doença é provocada pelo crescimento anormal e descontrolado das células que compõe a pele. Além da exposição solar, fatores como tabagismo, predisposição genética, infecção por HPV (Human Papiloma Virus) e feridas crônicas que não cicatrizam são fatores de risco para o câncer de pele.

Esta é uma das doenças de pele mais severas e agressivas, podendo se espalhar para outros órgãos e causar muitas complicações, inclusive a morte. 

O câncer de pele tem cura e o tratamento tem sempre maior efetividade quando iniciado o mais cedo possível. Por isso, ao menor sinal de alterações na pele, o dermatologista sempre deve ser consultado.

ENTRE EM CONTATO E AGENDE SUA CONSULTA!

Copyright © 2019 | Todos os direitos reservados.

ESTAMOS ONLINE