fbpx

ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA
ESPECIALISTA EM DOR

Dr. Wellington Guimarães de Oliveira

Infiltração de Joelho

Dr. Wellington Guimarães de Oliveira

VISCOSUPLEMENTAÇÃO DE ÀCIDO HIALURÔNICO NA OSTEOARTRITE DE QUADRIL E INFILTRAÇÃO DE JOELHO

O que é a viscossuplementação com ácido hialurônico?

 

O ácido hialurônico é uma substância complexa que contém diversos mecanismos de efeitos analgésicos (efeitos anti-inflamatórios por inibição da formação e liberação de prostaglandinas, efeitos imunomoduladores independentemente de seus efeitos mecânicos no líquido sinovial, ou seja, o AH por sua composição já ajuda na lubrificação, mas seus efeitos vão além disso.

Como a viscossuplementação com ácido hialurônico pode ser útil? 
Em um processo patológico com sintomas de dor e inflamação, verificou-se que as concentrações de ácido hialurônico nas articulações artríticas estavam diminuídas em 50-33% dos níveis normais, o que é acompanhado por uma diminuição no tamanho molecular, reduzindo assim a elasticidade e a viscosidade do líquido sinovial normal daquela articulação.  
O tratamento com viscossuplementação deve melhorar o ambiente fisiológico das articulações osteoartríticas, restaurando a viscoelasticidade protetora, reduzindo o atrito e melhorando a mobilidade, podendo postergar ou evitar a cirurgia, a depender do caso e da gravidade.

O que é infiltração do joelho?

 
A infiltração do joelho é a injeção de medicação diretamente no joelho.Na maioria das vezes, a medicação é aplicada dentro do espaço do joelho, para que atue em toda superfície interna da articulação. Outras vezes, a injeção de medicação é feita em tecidos específicos na articulação, ou próxima de nervos, para bloqueio dos impulsos nervosos de dor.

Quais as medicações utilizadas nas infiltrações do joelho?

 

As principais medicações utilizadas são os corticóides, ácido hialurônico e anestésicos.

    • Corticóides: utilizados para controle de inflamação. O efeito é rápido, mas de curta duração (até semanas), com a vantagem de diminuir os efeitos no resto do organismo dos corticóides sistêmicos (por boca ou intramuscular).
    • Ácido Hialurônico: utilizado em lesões ou desgaste da cartilagem, artrose do joelho, para controle de sintomas no médio prazo (meses). Sua aplicação é conhecida como viscosuplementação.
    • Anestésicos: aplicados com outras medicações, próximo de nervos do joelho (nervos geniculares), para bloqueio nervoso dos impulsos de dor.

Quando fazer uma infiltração do joelho?

 
As infiltrações do joelho são indicadas para controle de inflamação do joelho ou para auxiliar no controle dos sintomas de desgastes de cartilagem ou artrose do joelho.
  • São possíveis indicações de infiltração do joelho:

    • Desgaste da Cartilagem;
    • Artrose do joelho;
    • Sinovite, inflamação do joelho com acúmulo de líquido (derrame articular)
    • Lesões do Menisco com perimeniscite (inflamação ao redor do menisco)
    • Cisto do Joelho
    • Atrito do trato Iliotibial (joelho do corredor)
    • Tendinites

Em nenhuma situação a infiltração do joelho é um tratamento isolado, ou seja, nunca deve ser feita como modalidade exclusiva de tratamento. Pelo contrário, a infiltração do joelho deve ser entendida como um tratamento auxiliar, que ajuda no controle de inflamação ou sintomas, facilitando as demais modalidades de tratamento, em especial a reabilitação e exercícios, como a fisioterapia.

Dependendo de cada situação específica, a infiltração pode ser feita já no início do tratamento, ou reservada para casos de controle mais difícil.

AGENDE SUA AVALIAÇÃO! FALE CONOSCO.

Copyright © 2019 | Todos os direitos reservados.

ESTAMOS ONLINE